Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral

Subscribe to Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral feed
Updated: 8 hours 48 min ago

Hérnia de disco por endoscopia - Acesso Interlaminar

Mon, 08/21/2017 - 19:08

Vídeo demonstrando o acesso interlaminar para o tratamento endoscópico da hérnia de disco.

 

Clique aqui para ver a técnica transforaminal!

Categories: Medical

Potencial Evocado Somatossensitivo e Potencial Evocado Motor

Fri, 08/18/2017 - 10:15

     Os potenciais evocados são sinais elétricos gerados pelo sistema nervoso em resposta a a algum estímulo. Em geral, estímulos sensitivos, visuais ou auditivos são utilizados para estudo da integridade das vias neuronais, desde o órgão captador do estímulo, passando ao longo dos nervos até as diferentes regiões do cérebro responsáveis pelo processamento de determinada informação. Por exemplo, no potencial somatossensitivo, estímulos sensitivos realizados no punho ou no tornozelo, passam pelo nervo periférico, pela medula espinhal, tronco encefálico e então alcançam diferentes áreas do córtex cerebral, onde os sinais são finalmente captados através de sensores posicionados no crânio. As respostas são gravadas em um equipamento que amplifica os sinais e produz gráficos que serão avaliados pelo médico. Desta forma, é possível analisar a integridade da via neuronal da sensibilidade, de forma análoga a um circuito elétrico. 

 

     Os estímulos realizados nesse teste, são estímulos elétricos de baixa intensidade e são geralmente bem tolerados pelos pacientes, apesar de poder causar leve desconforto. O mesmo não acontece para o potencial evocado motor. Neste exame, o estímulo elétrico é gerado no crânio e captado nos membros, pois a idéia é testar a via neurológica responsável por levar as informações de movimento desde o cérebro até os músculos dos braços e pernas. Por esse motivo, o potencial evocado motor, apesar de extrema utilidade para diagnóstico de doenças neurológicas, só é realizado com a presença de anestesista para que o paciente fique sedado durante o exame.

 

     O potencial evocado motor é hoje, amplamente utilizado para a monitorização intra-operatória em cirurgias neurológicas ou cirurgias de coluna, pois garante informação precisa da integridade das vias neurológicas para o cirurgião enquanto o paciente encontra-se anestesiado. Pode e deve ser também utilizado como exame ou para planejamento operatório em sistema de hospital dia, ou seja, em ambiente preparado para sedação ou anestesia, sem necessidade de internação, o paciente será liberado alguns minutos após acordar.

 

 

 

Tags: potencial evocado motorpotencial evocado somatossensitivomonitorização intra-operatóriaMNIOPcirurgia de coluna
Categories: Medical

Hérnia de disco a Laser: Tratamento coluna com laser

Mon, 08/07/2017 - 11:24
O neurocirurgião dr. Marcelo Amato explica para quem a cirurgia a laser é recomendada, nos casos de hérnia de disco. Confira!  

*** Transcrição ****     Olá, eu sou doutor Marcelo Amato. E hoje nós vamos falar um pouco do tratamento a laser da hérnia de disco. Esse é o procedimento realizado nos Estados Unidos já desde a década de 80 e também em outros países da Europa, demorou um pouco para chegar aqui no Brasil, talvez por ter sido considerado um tratamento experimental por muito tempo. Hoje no entanto a literatura reforça o uso dessa técnica para o tratamento de algumas hérnia de disco principalmente as hérnias de disco contidas, ou seja, aquelas em que não houve o extravasamento do núcleo do disco através do ânulo fibroso, que é aquela cápsula, que envolve o núcleo do disco. Esse é o procedimento que é realizado no sistema de hospital dia, o paciente é realizado uma sedação e uma anestesia local através de inserção de uma agulha na região das costas do paciente, nós tentamos atingir o centro do disco, essa agulha ela posicionada na do centro do disco com o auxílio do arco cirúrgico, que é aquele equipamento de raio X que nos dá uma visão tridimensional do corpo. E aí através dessa agulha por dentro dela é passado uma fibra ótica essa fibra ela vai transmitir a energia do equipamento de laser até o centro do disco, essa energia fará com que o núcleo do disco se vaporize e dessa forma a redução a pressão dentro do disco, o volume e a pressão. A pressão reduzida dentro do disco faz muitas vezes com que o fragmento herniado retorne a sua posição habitual ou se isso não for possível a redução da pressão acaba reduzindo consequentemente a  pressão em cima das estruturas nervosas ao redor do disco, que pode ser o suficiente para trazer o alivio dos sintomas do paciente. É um procedimento que dura vinte minutos e o paciente pode ir embora para casa logo depois da cirurgia. Eu gostaria de reforçar também que assim como qualquer outro procedimento para as doenças degenerativas da colunas como as hérnias de disco, um procedimento ele nunca é suficiente, o paciente precisa adotar hábitos de vida saudável, precisa fazer uma reabilitação fortalecimento da musculatura que envolve a coluna. Adotar hábitos posturais bons como a gente já conversou aqui em outra oportunidade, porque senão muitas vezes a gente resolve o problema de um disco do paciente mas algum tempo depois ele vai ter problema no outro disco ou então em outra estrutura que seja de importância para o funcionamento correto da coluna. Bom, gente, hoje foi isso que eu quis mostrar para vocês. Para mais informações sobre esse ou outros procedimentos, acesse o nosso site e acompanhe nossas publicações nas redes sociais. Tags: videocirurgia laser hernia discal
Categories: Medical