fbpx Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral | Amato Software

Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral

Subscribe to Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral feed
Updated: 1 day 1 hour ago

Obesidade e Hérnia de Disco

Wed, 10/16/2019 - 15:24

Obesidade e hérnia de disco, como tratar?
 
O sobrepeso é um dos fatores de risco para o aparecimento de hérnia de disco lombar. Considerando que o amortecimento do impacto nas vértebras é a principal função do disco intervertebral, é lógico pensar que a sobrecarga nessas articulações pode levar a problemas em seu funcionamento. O ânulo fibroso, camada mais grossa e externa do disco intervertebral, sofre com o abaulamento constante produzido pelo excesso de carga. O resultado são pequenas fissuras nas fibras do ânulo fibroso, por onde o núcleo pulposo (parte interna do disco) pode sair e causar compressão das estruturas nervosas. É importante ressaltar que a obesidade não é a única causa de hérnia de disco, pois esta é uma doença multifatorial e, geralmente, há uma predisposição genética para que ela ocorra.
 
O tratamento inicial da hérnia de disco nestes pacientes não difere muito dos demais, e deve incluir repouso relativo e uso de medicação sintomática e anti-inflamatória. Dependendo do estágio da hérnia de disco, diferentes tipos de fisioterapia podem ser indicados, além de educação postural e conscientização corporal. Nos pacientes obesos, a orientação nutricional e o acompanhamento conjunto do endocrinologista são importantes. Por causa da dor, geralmente os pacientes estão estimulados a atingir seus objetivos de emagrecimento e vida mais saudável. Momento, portanto, de aproveitar para iniciar o seguimento com profissionais capacitados.
 
Mas e se precisar de cirurgia?
 
Casos em que a dor não cessa com o tratamento clínico ou em que há deficit neurológico como perda de força, formigamentos, dormência e também dor insuportável, o tratamento cirúrgico pode ser escolhido pelo médico. Intervenções cirúrgicas tradicionais em obesos podem ser muito trabalhosas para o cirurgião e arriscadas para os pacientes, mas a cirurgia endoscópica da coluna traz uma enorme vantagem, pois tecnicamente não há diferença em operar um indivíduo magro e um com obesidade mórbida, precisando-se apenas um endoscópio (instrumento) mais curto ou mais longo. Isso acontece porque a “câmera” pode ser posicionada no ponto de interesse da coluna, independentemente da quantidade de tecido que há ao redor.
 
Lembrando que o alívio da dor nesses pacientes, é essencial para que consigam iniciar o quanto antes, atividades físicas que auxiliem na perda de peso, bem-estar e prevenção de novos problemas da coluna.

Categories: Medical

Vídeo - Acesso Transforaminal

Thu, 08/08/2019 - 09:40

 

Melhores momentos de acesso endoscópico transforaminal em cirurgia ao vivo realizada em Curso de Endoscopia da Coluna. Instituto Amato e GIEC.

Categories: Medical

Vídeo - Artroplastia Lombar

Thu, 08/01/2019 - 10:27

Substituição de Disco Lombar / Disco artificial lombar

 

A artroplastia lombar é uma cirurgia realizada desde 1980. Há 2 anos com a chegada ao Brasil da nova geração de discos artificiais, que prometem menos efeitos adversos, a técnica voltou se tornar popular. Os trabalhos mais recentes mostram alguma superioridade desta técnica quando comparada a artrodese lombar. A artrodese é a cirurgia em que se usa fixação da coluna. A artroplastia tem mostrado bons resultados no alívio da dor e na melhora de qualidade de vida. Não há consenso ainda de que seja técnica superior à artrodese nesses quesitos. Mas a idéia relevante por trás dessa técnica é que ao preservar a mobilidade do segmento operado, os níveis adjacentes sofrerão menos e terão menor chance de desgastar, ou seja, de desenvolver a doença do nível adjacente. Esse resultado é algo que se vê a médio e longo prazo, e as próteses mais modernas ainda não chegaram a 10 ou mais anos de vida pra nos dar essa resposta. Mas o resultados a curto prazo são sim animadores. Eu queria ressaltar que a substituição do disco é uma alternativa a artrodese e não à descompressão. A artrodese está indicada, quando há instabilidade da coluna ou recidiva de hérnia de disco, ou quando a cirurgia proposta irá causar instabilidade, como em casos de algumas cirurgias tradicionais. A cirurgia endoscópica da coluna tem mínima chance de causar instabilidade e deve ser a opção inicial para casos de hérnia de disco e estenoses da coluna, antes da artroplastia. Não faz sentido substituir um disco original, se esse ainda apresentar chance de bom funcionamento, após uma cirurgia minimamente invasiva.

 

Dr. Marcelo Amato

Categories: Medical

Endoscopia da Coluna Cervical

Mon, 07/22/2019 - 17:22

 

Prótese fixa? Prótese móvel? Conheça a técnica cirúrgica endoscópica, minimamente invasiva, que pode resolver a dor causada pela hérnia de disco cervical sem a necessidade de prótese, sem necessidade de internação hospitalar, incisão de 7-8mm, rápida recuperação e riscos reduzidos.

 

 

Essa técnica é realizada no Instituto Amato

Categories: Medical