fbpx Fertilidade | Amato Software

Fertilidade

Subscribe to Fertilidade feed Fertilidade
Clínica de Fertilidade e Reprodução Humana
Updated: 2 hours 25 min ago

Como calcular a tabelinha

Thu, 04/07/2022 - 10:00

A tabelinha é um dos métodos mais utilizados por mulheres quando elas desejam engravidar mais rapidamente, e também quando elas precisam evitar uma gravidez não desejada. Apesar de ser uma técnica comum, ainda existem muitas dúvidas acerca dessa ferramenta. Se você também não sabe ao certo como calcular a tabelinha, veja a seguir como proceder.

O que é a tabelinha

Antes de tudo, me responda: você sabe o que é a tabelinha? A tabelinha é um método contraceptivo usado para identificar o período fértil da mulher. Ou seja, aqueles dias em que acontece a ovulação e que é o momento ideal para uma gravidez natural.

Para calcular a tabelinha, é preciso saber também o que é o ciclo menstrual. Pois bem, o ciclo menstrual começa no primeiro dia da sua menstruação e termina no início da sua menstruação seguinte. O período fértil normalmente acontece na metade do ciclo e dura cerca de 5 dias.

Mulheres com ciclos regulares, de 28 dias, por exemplo, costumam apresentar o período fértil por volta da metade desse ciclo, ou seja, entre o 10° e o 14° dia.

A tabelinha é usada exatamente para descobrir quando a mulher está fértil e, a partir desta informação, ela pode escolher se mantém relações sexuais desprotegidas ou não, de acordo com o seu objetivo: engravidar ou evitar uma gravidez.

Portanto, a tabelinha serve como um auxiliar no planejamento familiar e reprodutivo da mulher. Ela ajuda a mulher a conhecer o seu corpo e a planejar as suas relações sexuais de acordo com as suas necessidades.

Vale lembrar que o uso da tabelinha só faz sentido se a mulher não usar outros contraceptivos hormonais, como a pílula e o anticoncepcional injetável. Esses métodos impedem a ovulação e, portanto, não permitem que a gravidez aconteça.

Veja a seguir como construir a sua tabelinha.

Como calcular a tabelinha

A tabelinha é um dos métodos mais usados para controlar o período fértil da mulher. A razão é a sua simplicidade. Para executá-la, basta ter um calendário em mãos e conhecer bem como funciona o seu ciclo.

Veja o passo a passo de como calcular a tabelinha de acordo com um ciclo regular de 28 dias (para mulheres com esse ciclo, veja seu período menstrual médio). Teste seu ciclo. Neste exemplo, o ciclo se inicia no dia 10 e termina no dia 7 do mês seguinte.

  1. Pegue um calendário contendo um mês de 30 dias.
  2. Anote nesse calendário o primeiro dia da sua menstruação. Esse será o primeiro dia do seu ciclo menstrual. Os primeiros 9 dias da sua menstruação são aqueles em que há menos chances de engravidar. Marque todos eles no calendário. 

Supondo que você tenha menstruado no dia 10, você vai marcar desde o dia 10 até o dia 18, de acordo com o exemplo citado.

  1. A partir do 10° dia até o 14° dia do seu ciclo menstrual já pode ser considerado o seu período fértil, quando o seu corpo está ovulando. De acordo com o exemplo, o período fértil começa no dia 19 e vai até o dia 23. Manter relações sexuais nessa época, sem preservativo, rende boas chances de uma gravidez espontânea.
  2. Em seguida, marque os outros dias considerados não férteis: 15° dia até o começo da sua próxima menstruação. Isto é, do dia 24 até o dia 7 do mês seguinte.

Pronto, você já tem a sua tabelinha. É só adequá-la à sua rotina e criar uma nova a cada ciclo menstrual.

Para melhorar a visualização, use cores diferentes para os dias de menstruação, para o período não fértil e, principalmente, para o período fértil. Este é o mais importante para que você saiba quando estará apta a engravidar e como acelerar ou evitar essa gestação.

Nesse exemplo simples, você conseguiu identificar:

  • O começo e o fim do seu ciclo
  • Os dias de menstruação
  • O seu período fértil
  • O período não fértil

 

Tabelinha é um método seguro?

A tabelinha é um método tradicional, popular, acessível, fácil e prático. Também tem a vantagem de não produzir efeito colateral, uma vez que não utiliza hormônios de nenhuma forma.

Apesar das vantagens, não é o mais indicado para evitar uma gravidez, se este for o seu objetivo. Para que os resultados sejam o mais próximo possível da realidade, o ciclo da mulher deve ser regular e ela precisa saber com clareza quando ele começa e termina.

O fato é que a maioria das mulheres possuem ciclos variados e muitas outras apresentam ciclos completamente irregulares, sendo quase impossível prever quando elas estarão férteis ou não. 

Sem contar o fato de que até os ciclos regulares podem sofrer alterações naturais, biológicas comuns do nosso organismo. Por isso, optar apenas pela tabelinha como um método contraceptivo é bastante arriscado.

Se você não deseja engravidar de jeito nenhum, é recomendado o uso de outros métodos contraceptivos, ainda que aliados, na prevenção da gravidez. Já se o seu objetivo é aumentar as chances de uma gestação, sem pressa, a tabelinha pode ajudar.

Para ambos os casos, também é recomendado o uso de aplicativos que acompanham as datas da menstruação. São ferramentas muito fáceis de usar e que ajudam a mulher a ter uma orientação melhor, mais específica sobre o ciclo.

A calculadora do período fértil, por exemplo, é um dispositivo que auxilia a mulher a descobrir quando ela está ovulando, mesmo que tenha ciclos menstruais irregulares.

Tabelinha e as DST’s

É preciso lembrar que quando usada como um método contraceptivo, a tabelinha não protege dos riscos da infecção da mulher e do homem pelas doenças sexualmente transmissíveis. Essas doenças seriam facilmente prevenidas com o uso do preservativo masculino ou feminino.

Esse é um fator que também deve ser levado em consideração na hora de optar por uma forma de prevenir a gravidez. Mais importante do que engravidar ou evitar uma gravidez é cuidar com carinho e responsabilidade da sua saúde íntima, evitando o contágio de doenças venéreas.

Hoje você viu como calcular a tabelinha corretamente e de que forma ela pode ajudar você a conhecer mais o seu corpo e o seu ciclo menstrual. Contudo, espero ter ficado claro que esse método não é considerado o mais indicado para prevenir uma gravidez, visto que é muito instável e depende exclusivamente de um ciclo regular, o que é um pouco raro na maioria das mulheres.

Para informações precisas sobre fertilidade, métodos contraceptivos e demais questões relacionadas à sexualidade da mulher, procure um ginecologista e tire as suas dúvidas.

 

Categories: Medical

Existe uma fórmula mágica para a gestação?

Sat, 03/19/2022 - 18:09

Está difícil engravidar? Será que existe uma fórmula mágica para a gestação? De acordo com a Dra Juliana Amato, ginecologista do Instituto Amato, não. Segundo a especialista, cada mulher possui sua bio-individualidade, duração de ciclo menstrual diferente entre outras particularidades que as tornam únicas.

Portanto, se você está tentando realizar o sonho da maternidade, mas ainda não conseguiu alcançar esse objetivo, saiba que infelizmente não existe uma receita pronta para o sucesso. Contudo, algumas dicas podem aumentar as suas chances de engravidar; confira a seguir!

Busque o autoconhecimento

Conhecer o próprio corpo é a primeira dica da Dra Juliana para a obtenção de uma gestação. Ela envolve conhecer o seu ciclo menstrual, o seu período ovulatório e possíveis anormalidades decorrentes desse ciclo. 

Diante dessas percepções, o recomendado é que você as anote em um aplicativo de celular para conseguir fazer um calendário do seu período ovulatório. Dessa forma, poderá aumentar o número de relações sexuais nesse período e, assim, acabar engravidando.

 

Cuide da alimentação

Outra dica da especialista em fertilidade e saúde da mulher é adotar uma alimentação equilibrada. Quem está buscando uma gestação deve evitar a todo custo ingerir bebidas alcoólicas em excesso, fumar, consumir produtos industrializados, processados, muita massa e frituras. Essas recomendações ajudam a manter o peso ideal e melhoram a fertilidade.

E por falar em alimentação, você sabia que alguns alimentos podem melhorar a fertilidade e ajudar você a ficar grávida? Confira a seguir o que inserir no cardápio o quanto antes para realizar o sonho da maternidade:

 

  • Frutas cítricas (limão, laranja, abacaxi, acerola, caju, tangerina): excelentes fontes de vitamina C, um antioxidante natural, essas frutas aumentam a imunidade e combatem os radicais livres que podem causar danos nas células reprodutoras femininas, os óvulos;
  • Alimentos fontes de ômega 3 (sardinha, salmão, atum e oleaginosas): o ômega 3 equilibra o sistema reprodutivo da mulher, ajuda a controlar o colesterol e combate o estresse oxidativo celular;
  • Hortaliças (preferencialmente as de coloração verde-escura): verduras como espinafre, brócolis, rúcula, couve e alface são ricas em ferro e folato, mineral e vitamina que melhoram a ovulação, evitam aborto espontâneo e aumentam significativamente as chances de uma gravidez;
  • Inhame (fitormônio): o vegetal possui uma substância chamada diosgenina, que estimula a produção de hormônios femininos, como a progesterona e o estradiol;
  • Ovos: alimentos fontes de vitaminas A, D e B12, além do mineral selênio, equilibra a produção de hormônios femininos e regula o ciclo menstrual.

Conheça a dieta da fertilidade da Dra Juliana Amato.

 

Pratique atividades físicas regularmente

Fazer exercícios físicos distrai a mente, promove consciência corporal, ajuda a controlar o peso e melhora a circulação sanguínea. Mas não apenas isso. 

Praticar atividades físicas com frequência também diminui os níveis de estresse e ansiedade e regula os hormônios. Portanto, a prática contribui para melhorar a produção de espermatozoides e a qualidade dos óvulos, aumentando as chances de uma gestação.

Mas será que é preciso se matar na academia para melhorar a fertilidade? Claro que não! Com apenas 45 minutos de atividades diárias você consegue beneficiar corpo e mente. Atividades como yoga, alongamento e pilates são as melhores opções para quem está tentando engravidar, pois estimulam o ganho de massa muscular, fortalecem a região pélvica e preparam o corpo para a gestação e para o parto.

Cuide da sua região íntima

Outra dica de ouro da Dra Juliana Amato é cuidar da região íntima. Além de manter a higiene local com produtos apropriados, quem está tentando engravidar deve também evitar calças muito apertadas, que causam lesões na região vulvar. Ademais, é preciso ter atenção à depilação e aos métodos adequados.

Faça consultas periódicas com o seu ginecologista

Manter a sua saúde ginecológica em dia é de extrema importância para obter uma gestação tranquila. Nesse sentido, procure manter a periodicidade das consultas e dos seus exames ginecológicos, como o Papanicolau, ultrassonografias e mamografias. 

Essas consultas devem ser feitas anualmente, mas dependendo do caso, como em problemas de saúde e planejamento familiar, podem ser realizadas com mais frequência.

Planeje a sua gestação

Planejar a gravidez inclui colocar em prática todas as dicas anteriores e entre outras de igual forma muito importantes. É preciso ainda avaliar as suas condições financeiras (ou do casal), preparar o espaço físico para receber o novo membro da família e o psicológico para lidar com os desafios diários da maternidade.

Além dessas recomendações, a futura mamãe deve buscar desde já um bom profissional para realizar o acompanhamento durante a gestação, ou seja, um bom obstetra. E como confiança não se conquista da noite para o dia, é válido iniciar essa busca o quanto antes. A Fertilidade, clínica de reprodução humana do Instituto Amato, oferece os melhores tratamentos para infertilidade possíveis, além de acompanhamento pré-natal. Saiba mais.

Querendo engravidar ou adiar o sonho da maternidade? Conheça as técnicas de reprodução humana do Instituto Amato

Se você está chegando aos 35 anos e ainda não começou a planejar a gravidez ou está tentando há mais de 6 meses engravidar, buscar ajuda profissional pode ser uma excelente ideia. Em um primeiro momento, um médico ginecologista ou obstetra vai buscar a compreensão do que está acontecendo, solicitar exames complementares para descobrir o problema e indicar as técnicas de reprodução assistida adequadas para a sua necessidade.

Na Fertilidade.org, clínica de reprodução humana do Instituto Amato, você tem acesso aos mais modernos tratamentos para infertilidade possíveis. Além de Fertilização In Vitro (FIV), Inseminação Intrauterina (IIU), Inseminação Artificial, Doação de Óvulos e Coito Programado, fazemos também Congelamento de Óvulos, para quem deseja planejar a gravidez a longo prazo.

Nossa avaliação é feita por uma equipe médica multidisciplinar e é realizada na própria clínica de medicina reprodutiva. Lá, tanto você quanto o seu parceiro (se houver) são investigados para descobrir quais fatores estão impedindo a gestação e qual é o melhor tratamento de infertilidade para o seu caso.

Seja para engravidar mais rápido ou para adiar o sonho da maternidade, a clínica Fertilidade tem a solução ideal para você. Não perca tempo, marque hoje mesmo a sua consulta!

 

O post Existe uma fórmula mágica para a gestação? apareceu primeiro em Fertilidade.org.

Categories: Medical

Simpatias para engravidar: curiosidades

Sat, 03/19/2022 - 18:03

Querendo realizar o sonho da maternidade? Ficar de olho no período fértil, aumentar o número de relações sexuais, se alimentar bem, praticar regularmente atividades físicas e fazer acompanhamento médico periódico são atitudes que podem te aproximar do seu sonho.

Mas podemos ir além! Trabalhando com a fertilidade, já ouvimos muitas simpatias para engravidar. Elas agradam ao público pois são práticas e acessíveis, e, segundo crendice popular, podem contribuir para que você obtenha o tão sonhado resultado positivo. Confira a seguir os principais rituais praticados pelas “tentantes” de plantão.

Simpatia do sapatinho de bebê

Pegue um par de sapatinhos de bebê na cor de sua preferência e encha-os com balas. Pendure um dos sapatinhos em uma árvore frondosa e enquanto o pendura, faça uma oração fervorosa a São Cosme e São Damião em prol da sua gravidez e peça que as crianças que passarem por lá intercedam aos gêmeos em seu nome.

Guarde o outro sapatinho em sua gaveta de roupas íntimas. Quando a gravidez se confirmar, pegue as balas que estão no sapatinho dentro da gaveta e distribua-as às primeiras crianças que encontrar.

Simpatias para engravidar de São Cosme e São Damião

Reza a lenda que os gêmeos Cosme e Damião eram médicos que curavam adultos e crianças sem cobrar nada. Como agradecimento, eles ganhavam brinquedos e doces da população local, a Ásia Menor, onde viveram há mais de dois mil anos. A dupla foi morta no dia 27 de setembro pelo imperador romano Deocleciano, data que passou a ser celebrada pela igreja católica como forma de agradecimento, fé e intercessão para todas as crianças.

Então, que tal pedir uma ajudinha para os gêmeos para engravidar mais rápido? Veja adiante algumas sugestões.

Simpatia com velas e doces

Acenda uma vela branca, coloque-a no centro de um prato grande e preencha todo o entorno do utensílio com guloseimas (doces, balas, cocadas, chocolates). Coloque a sua oferta em um lugar alto e a dedique a São Cosme e Damião fazendo uma oração de joelhos e com muita fé.

Simpatia para melhorar a fertilidade

Entre as simpatias para engravidar, essa é bem simples e barata. Em primeiro lugar, pegue um ovo e separe a gema da clara. Em seguida, coloque a clara em um copo descartável e deixe no sereno por uma noite. No dia seguinte, pela manhã, faça uma oração pela sua fertilidade e jogue o copo com a clara no lixo.

Simpatias para engravidar de menina

Querendo ser mãe de uma menina? As simpatias a seguir podem ajudá-la a realizar o seu desejo!

Simpatia de São Cosme e Damião

Pegue um vidro grande com tampa e encha-o até a metade com guaraná. Depois, acrescente uma chupeta rosa, mel, açúcar, uma fita de cor rosa e pétalas de sete rosas brancas. Pegue uma vela rosa e misture tudo, deixando-a também dentro do recipiente. Tape bem o pote de vidro e deixe-o embaixo de uma roseira branca, orando fervorosamente a São Cosme e Damião para que lhe concedam a graça de ser mãe de uma menina.

Simpatia da colher de pau

Essa é uma das simpatias para engravidar que ultrapassaram a barreira do tempo e passaram de geração a geração. Ela consiste em pegar uma colher de pau, amarrar uma fita cor de rosa no cabo e deixar o utensílio embaixo da cama do casal até que a gravidez se confirme.

Simpatias para engravidar de meninos

Se para engravidar de menina existem rituais específicos, para ser mãe de menino não é diferente. Os seguintes, por exemplo, são bem conhecidos entre as tentantes.

Simpatia do sapatinho de algodão

Pegue um par de sapatinhos de bebê na cor azul e encha-os com algodão. Feito isso, guarde-os na sua gaveta de roupas íntimas, mentalizando o desejo de ser mãe de menino. Quando o desejo se concretizar e a criança nascer, utilize o sapatinho no bebê e após o 7º dia de nascimento, passe o sapatinho para uma mulher que também deseja engravidar de menino.

Simpatia da lua cheia

Entre as simpatias para engravidar, esta pode realizar o seu sonho de ser mãe de um menino. Para colocá-la em prática, aguarde a primeira noite de lua cheia e após às 23h, acenda uma vela dourada, pedindo à Santa Maria que lhe conceda tamanha graça. A simpatia deve ser repetida no mesmo horário por 7 noites seguidas.

Simpatia para engravidar de gêmeos

Você deseja felicidade em dobro? Então a simpatia a seguir é para você! Tome nota!

Pegue uma caixa de papelão branca e coloque dentro dela dois corações de papel na cor vermelha, dois pares de sapatinhos de bebês (rosas ou azuis) e duas chupetas azuis ou rosas (conforme o sexo que deseja). 

Após colocar todos os itens dentro da caixa, erga-a ao sol e diga em voz alta: “Astro Rei, que proporciona fertilidade aos campos e aos animais, traga sua poderosa energia para dentro do meu ventre e me ajude a obter a felicidade em dose dupla.”

Feito isso, feche a caixa com um laço de fita e guarde-a em segredo e em local seguro. Quando a gravidez se confirmar e os gêmeos nascerem, coloque neles os sapatinhos usados na simpatia.

Mas será que as simpatias para engravidar funcionam mesmo? As técnicas de reprodução assistida apresentam melhores resultados

As simpatias para engravidar podem até ajudar a abrir os caminhos, mas infelizmente não há garantia nenhuma de que vai acontecer a concepção. Por outro lado, as técnicas de reprodução assistida atendem às particularidades de cada casal, garantindo resultados eficazes.

Nós, da Fertilidade.org, a clínica de reprodução humana do Instituto Amato, oferecemos os melhores tratamentos de infertilidade possíveis para que você possa realizar o sonho da maternidade mais rápido ou planejar a gravidez a longo prazo. Nosso diagnóstico é feito por uma equipe médica multidisciplinar e os nossos procedimentos incluem Fertilização In Vitro, Inseminação Intrauterina, Coito Programado, Inseminação Artificial, doação e congelamento de óvulos, entre muitos outros.

Quer formar a sua própria família com o auxílio de uma equipe médica que há quase 40 anos cuida da saúde da mulher? Entre em contato com a Fertilidade.org e agende já a sua consulta!

 

O post Simpatias para engravidar: curiosidades apareceu primeiro em Fertilidade.org.

Categories: Medical

O que pode causar falso positivo no teste de farmácia?

Wed, 03/16/2022 - 09:21

A menstruação atrasou, você se encheu de expectativas, fez um teste de farmácia e deu positivo. Porém, quando foi confirmar a gravidez por meio do exame de sangue (BHCG) e de ultrassonografia, descobriu que o resultado foi equivocado. Parece até cena de novela, não é mesmo? Mas infelizmente o resultado falso positivo acontece na vida real, embora não seja tão frequente. Mas por que isso acontece? Apesar de ser confiável, vários fatores podem interferir no resultado do teste de gravidez de farmácia. A seguir você vai conhecer os principais motivos. Continue acompanhando e descubra!

Como funcionam os testes de gravidez de farmácia?

O teste de gravidez de farmácia detecta o hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) na urina da mulher. Vale destacar que a substância só se faz presente em mulheres grávidas, visto que é produzida pela placenta. Então, ao ser detectada pelo teste de farmácia, existe uma grande chance de que você esteja realmente grávida.

Os fabricantes de testes de farmácias atribuem uma eficácia de 95% a 99% aos seus dispositivos, desde que sejam realizados conforme instruções que acompanham os produtos. Entre as mais comuns, estão as recomendações para que a mulher espere um atraso menstrual de pelo menos 10 dias, utilize a primeira urina da manhã e lave bem a região íntima antes de realizar o teste.

O que pode causar um falso positivo no teste de farmácia?

Apesar de raro, o resultado falso positivo pode acontecer por diferentes motivos, entenda adiante.

Uso de medicamentos para tratamento de infertilidade

Alguns medicamentos como o Pregnyl, Ovidrel e o Choriomon-m ajudam no desenvolvimento e maturação dos óvulos, sendo muito utilizados em técnicas de reprodução assistida. Eles possuem o hormônio HCG, cujos níveis podem demorar 3 ou 4 ciclos menstruais para normalizar no organismo. 

Sendo assim, caso você faça um teste de gravidez de durante esse período, corre o risco de ter um diagnóstico falso positivo. Ou seja, um resultado positivo, mesmo que não esteja grávida. Para tirar essa dúvida, uma ultrassonografia transvaginal pode ser prescrita pelo ginecologista ou obstetra.

Aborto espontâneo recente

Outro fator que pode causar um resultado falso positivo no teste de farmácia é ter acontecido um aborto espontâneo recente. Às vezes, o óvulo é fecundado, mas não consegue se fixar no útero, acaba se deteriorando e é eliminado em forma de menstruação, em um processo mais conhecido como gravidez química.

Nesse caso, provavelmente há resíduos do hormônio gonadotrofina coriônica humana no organismo, que pode inclusive ser detectado pelo teste de farmácia.

Problemas de saúde

Alguns cistos e tumores ovarianos também são produtores de hormônio HCG e podem interferir no resultado do teste de farmácia, indicando um falso positivo. Câncer de mama também pode causar um diagnóstico errado, bem como distúrbios hormonais.

Gravidez ectópica também pode dar falso positivo

Mas o que é uma gravidez ectópica? Em suma, a condição é rara e acontece quando o óvulo é fecundado pelo espermatozóide, mas o embrião começa a se desenvolver fora do útero, como nas trompas, nos ovários, na cavidade abdominal entre outros lugares.

Por oferecer sérios riscos à mulher, a gravidez geralmente é interrompida. Mas, após o processo, ficam ainda resíduos do hormônio HCG.

Teste de farmácia fora do prazo de validade

Além dos motivos listados anteriormente, um resultado falso positivo também pode ser decorrente de um teste de farmácia fora do prazo de validade ou armazenado de forma inadequada (umidade, luz do sol etc.). Por isso, na hora de comprar o teste verifique as informações sobre a validade do produto. Além disso, não se esqueça de verificar as condições físicas da embalagem: ela deve estar lacrada, intacta e seca.

Falso positivo no teste de farmácia e gravidez recente

Conforme já pontuamos, o hormônio HCG demora de 3 a 4 ciclos menstruais para desaparecer do organismo feminino. Dessa forma, caso você tenha dado à luz recentemente, existe uma grande possibilidade de obter um resultado falso positivo no teste de farmácia.

Testes de farmácia mais caros diminuem os riscos de um resultado falso positivo?

A bem da verdade, não existe um teste de gravidez de farmácia melhor do que outro, já que todos detectam o hormônio HCG da mesma forma, através do contato com a urina. O que existe, no entanto, são marcas diferentes e tecnologias menos ou mais modernas.

Alguns testes, por exemplo, são em tiras, enquanto outros possuem um formato de uma caneta. Existem também aqueles que no lugar das duas riscas (ou tiras), apresentam o resultado “grávida”, caso o HCG seja detectado. Todavia, ambos são considerados confiáveis e seguros, pois possuem precisão de 95% a 99%.

Exame de sangue (BHCG) dá falso positivo?

Bom, essa é uma situação ainda mais rara, pois o exame de sangue de gravidez é mais sensível do que o de farmácia e, portanto, mais preciso. Contudo, essa é uma possibilidade, caso a mulher esteja fazendo uso de medicamentos para infertilidade, tenha passado por uma gestação ou gravidez química recente ou ainda, tenha tenha cistos ou alguns tipos de tumores.

Tentando engravidar, mas sem sucesso? A reprodução assistida pode ser a solução

Um dos grandes desafios enfrentados por todas as mulheres que desejam engravidar é lidar com testes de gravidez com resultados negativos ou equivocados. Se esse também tem sido o seu dilema, saiba que você não precisa perder as esperanças. Graças às técnicas de reprodução assistida, você pode realizar o sonho da maternidade!

Na Clínica Fertilidade, a clínica de reprodução humana do Instituto Amato, você encontra os melhores tratamentos de fertilidade possíveis. Nossa avaliação clínica é feita por equipe de profissionais especializados e nossos tratamentos incluem Fertilização In Vitro, Monitorização da Indução da Ovulação, Inseminação Intrauterina, Congelamento de óvulos e muitos outros.

E para tornar o seu tratamento mais completo e humanizado, oferecemos também consultas e acompanhamento para a gestante (pré-natal). Para garantir a sua saúde e o seu bem-estar, além da clínica de fertilidade possuímos também laboratório externo e centro cirúrgico próprio. Gostou? Então entre em contato conosco e marque já a sua consulta.

 

O post O que pode causar falso positivo no teste de farmácia? apareceu primeiro em Fertilidade.org.

Categories: Medical

Dá pra confiar no teste de gravidez de farmácia?

Tue, 03/15/2022 - 07:12

Se você anda suspeitando que está grávida, fazer um teste de gravidez de farmácia pode ser um excelente caminho para confirmar ou descartar uma gestação. Práticos de realizar e acessíveis sob o aspecto financeiro, os testes comprados em farmácia oferecem resultados em apenas alguns minutos.

Mas será que dá para confiar no teste de gravidez de farmácia? Quais são as chances de o resultado dar errado? Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre esses dispositivos.

Como funciona o teste de gravidez de farmácia?

Apesar de simples, o teste de gravidez de farmácia desperta muitas dúvidas, principalmente em quem nunca teve uma experiência anterior com ele. Em suma, trata-se de um dispositivo em forma de tira ou caneta que, em contato com a urina da mulher com suspeita de gravidez, detecta (ou não) a presença do hormônio HCG no organismo.

O HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) também é conhecido como hormônio da gravidez. Isso porque ele é produzido pela placenta e contribui para o desenvolvimento do feto. Em outras palavras, isso significa que a substância só se faz presente em mulheres grávidas, o que torna o teste de farmácia muito confiável.

Disponível em várias marcas, formatos e tecnologias, o teste de gravidez comprado na farmácia possui uma precisão de 95% a 99%. Mas é claro que para obter um resultado confiável, é preciso seguir algumas recomendações:

  • Esperar um atraso menstrual de pelo menos 10 dias, pois após esse período os níveis do hormônio HCG no organismo são maiores e mais fáceis de serem detectados;
  • Lavar bem a região íntima antes de realizar o teste, já que alguns produtos de higiene podem interferir no resultado;
  • Usar a primeira urina da manhã, pois é a que possui maior concentração do hormônio da gravidez;
  • Evitar ingerir líquidos 4h antes de fazer o procedimento;
  • Esperar o tempo indicado pelo fabricante para fazer a leitura do teste. Em alguns casos, o tempo de espera pode chegar a 30 minutos.
A interpretação do resultado

O teste de gravidez de farmácia apresenta dois resultados, positivo ou negativo. E a interpretação do diagnóstico é muito simples:

  • Positivo: representado geralmente por duas riscas ou pela palavra “grávida” no dispositivo.
  • Negativo: representado por uma risca ou pela palavra “não grávida”.

Ao entrar em contato com a urina, apenas uma risca é ativada. Ela demonstra que o teste está funcionando perfeitamente. Ao final do tempo estipulado pelo fabricante (geralmente cerca de 5 minutos), você terá como resultado uma risca (resultado negativo) ou duas riscas (resultado positivo).

Teste de gravidez de farmácia pode dar errado?

Mas se os testes de farmácia são tão confiáveis, por que existem casos de resultados equivocados? Se você já viveu essa experiência ou conhece alguém que já passou por ela, saiba que embora não muito comum, isso pode acontecer. E vários são os fatores que podem interferir no resultado do teste; abaixo você confere os mais frequentes:

Falso positivo

O que é um resultado falso positivo? O diagnóstico equivocado acontece quando a mulher não está grávida, mas o teste de gravidez de farmácia diz que sim. Essa é uma condição rara e acontece por diversos motivos:

  • Gestação ou aborto recente: em ambos os casos, ainda há resíduos do hormônio HCG no organismo;
  • Uso de medicamentos para infertilidade feminina: remédios que têm a Gonadotrofina Coriônica Humana em suas composições também podem alterar o resultado do teste, dando um falso positivo;
  • Problemas de saúde: alguns cistos e tumores ovarianos são produtores do hormônio HCG. Câncer de mama e distúrbios hormonais também podem contribuir para um resultado equivocado;
  • Gravidez ectópica: caso em que o óvulo é fecundado pelo espermatozóide, mas o embrião começa a se desenvolver fora do útero, como nas trompas, nos ovários, na cavidade abdominal entre outros lugares;
  • Teste de gravidez de farmácia fora da validade.
Falso negativo

Já o resultado falso negativo geralmente está associado à realização do teste de farmácia de forma errada. Entre os erros mais comuns podemos destacar:

  • Possuir ciclo menstrual irregular;
  • Não esperar a menstruação atrasar para fazer o teste;
  • Não usar a primeira urina da manhã;
  • Não higienizar as partes íntimas antes de realizar o teste;
  • Não esperar o tempo indicado pelo fabricante para fazer a leitura do resultado.

Se você obteve um resultado negativo, mas continua acreditando estar grávida, procure ajuda de um especialista, como um ginecologista ou um obstetra. Certamente ele irá solicitar exames complementares para confirmar ou descartar a possibilidade de uma gestação, como exame de sangue e ultrassonografias.

O que fazer em casos de sucessivos resultados negativos? 

Se você está tentando realizar o sonho da maternidade, mas tem se deparado com sucessivos resultados negativos, buscar compreender o que pode estar impedindo a concepção é uma excelente ideia. A boa notícia é que a Fertilidade, clínica de reprodução humana do Instituto Amato, oferece os melhores tratamentos de infertilidade da atualidade.

Lá, você será atendida por uma equipe multidisciplinar, que há quase 40 anos cuida da saúde da mulher. Nosso diagnóstico é feito por meio de exames complementares modernos e confiáveis, sendo os principais o Controle ultrassonográfico da ovulação e a Histerossalpingografia.

Após descobrir por quais motivos você não consegue engravidar, você será direcionada ao melhor tratamento de infertilidade para a sua condição. Atuamos com vários procedimentos diferentes para atender necessidades específicas: FIV (Fertilização In Vitro), IIU (Inseminação Intrauterina), Congelamento de Óvulos, Doação de Óvulos, Inseminação Artificial e muitos outros.

E para possibilitar que você tenha uma melhor experiência em seu tratamento de infertilidade, a Fertilidade também oferece consultas e acompanhamentos para a gestante (Pré-Natal). Além da clínica de reprodução humana, possuímos também laboratório externo, hospital próprio e ainda atuamos nas melhores instituições de saúde, como no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Querendo adiar o sonho da maternidade ou não consegue engravidar mesmo após inúmeras tentativas? Seu teste de gravidez de farmácia sempre apresenta resultado negativo, mas o seu relógio biológico está no limite? Não perca as esperanças! Entre em contato com a clínica Fertilidade e marque já a sua consulta com nossos especialistas.

 

O post Dá pra confiar no teste de gravidez de farmácia? apareceu primeiro em Fertilidade.org.

Categories: Medical

O que pode alterar o resultado do teste de gravidez?

Fri, 03/11/2022 - 09:05

Quando os primeiros sintomas de uma gestação surgem, a maioria das mulheres recorre logo ao teste de gravidez de farmácia. De baixo custo, fácil realização e com eficácia de aproximadamente 99%, o dispositivo é muito procurado por todas aquelas que desejam confirmar ou descartar uma possível gravidez. Mas será que o resultado do teste de gravidez pode dar errado? Quais fatores podem influenciar o diagnóstico?

Se você compartilha das mesmas dúvidas, acompanhe o artigo a seguir. Nele, você vai saber o que pode interferir no resultado, como obter um resultado seguro e muito mais. Vale a pena conferir!

O que pode alterar o resultado do teste de gravidez?

Tanto o teste de gravidez de farmácia (de urina) quanto o teste de laboratório (de sangue) detectam a presença do hormônio HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) no organismo da mulher. Vale a pena destacar que essa substância é produzida pela placenta e, portanto, só se encontra em mulheres grávidas (ou algumas doenças bem raras). Ele é indispensável ao desenvolvimento do bebê durante a gestação.

Apesar de confiáveis, alguns fatores podem alterar o resultado do teste de gravidez, produzindo um falso-positivo ou falso-negativo. Veja a seguir.

Realização precoce do teste

Esse é um fator que pode alterar o resultado do teste de gravidez, indicando um falso-negativo. 

Isso acontece porque quando a gestação está muito no início, há pouca concentração do hormônio HCG no organismo, o que dificulta a detecção da substância pelos testes, principalmente pelos de farmácia. Para não correr esse risco, recomenda-se aguardar um atraso menstrual de pelo menos 10 dias para realizar os testes.

Teste de gravidez feito de forma errada

No caso do Beta HCG (BHCG, de sangue), a coleta do sangue pode ser feita a qualquer hora do dia, pois não há a necessidade de estar em jejum. Apesar de ser mais seguro, já que consegue detectar quantidades mínimas de hormônio HCG no sangue, recomenda-se aguardar o atraso menstrual para a sua realização.

Já no caso do teste de farmácia, o ideal é que ele seja feito após o atraso menstrual e com a primeira urina da manhã. Dessa forma, as chances de obter um resultado do teste de gravidez mais seguro são bem maiores, pois a concentração do hormônio na urina é maior.

Veja também: Qual o melhor teste de gravidez de farmácia?

Urina diluída em água

O excesso de ingestão de líquidos (água, sucos, refrigerantes) também pode contribuir para um resultado falso-negativo. Neste caso, recomenda-se não beber líquidos 4 horas antes da realização do teste para obter uma urina mais concentrada. Além disso, deve-se lavar bem a região íntima antes do teste para evitar contaminação da urina.

Aborto espontâneo recente

Diferentemente das situações listadas anteriormente, o aborto espontâneo é um caso em que o resultado do teste de gravidez dá falso-positivo. Nesse cenário, o óvulo chegou a ser fecundado, mas não conseguiu se prender na parede do útero e foi eliminado na forma de menstruação. Todavia, como o organismo chegou a produzir o hormônio HCG, pode ser que o teste ainda consiga detectar a substância.

E por falar em óvulo e fecundação, saiba o que significa estar ovulando.

Uso de alguns medicamentos

Alguns medicamentos também podem alterar o resultado do teste de gravidez, produzindo um falso-positivo. Remédios usados no tratamento da infertilidade feminina como o Ovidrel e o Choriomon, por exemplo, possuem o hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG).

Problemas de saúde

O resultado falso-positivo pode ser ainda decorrente de problemas de saúde. Cistos e tumores nos ovários, câncer de mama, hepatite e câncer de ovário também podem alterar o resultado do teste de gravidez.

Teste de gravidez de farmácia fora da validade ou armazenado inadequadamente

Por fim, mas não menos importante, cabe destacar que o contato com a umidade, calor entre outros fatores externos pode comprometer a eficácia do teste de gravidez de farmácia. Por isso, quando for comprar o seu, verifique sempre se o produto está dentro do prazo de validade, lacrado e se a caixa está em boas condições.

Este artigo também pode lhe ser útil: Como funciona o teste de gravidez de farmácia?

O que não altera o resultado do teste de gravidez?

Agora que você já sabe o que pode alterar o resultado do teste de gravidez, é hora de conhecer alguns fatores que não interferem no diagnóstico. São eles:

  • Anticoncepcionais orais (pílulas);
  • Antibióticos;
  • Analgésicos;
  • Anticonvulsivantes.

Mesmo que o resultado tenha dado negativo e você continue suspeitando de que está grávida, consulte um médico ginecologista ou obstetra. Somente a avaliação clínica de um profissional especializado seguida de exames complementares poderão acabar de uma vez por todas com a sua dúvida. Caso a suspeita se confirme, você será orientada a dar início ao pré-natal.

O que fazer em casos de sucessivos resultados negativos?

Se você está tentando engravidar, sucessivos resultados negativos podem causar frustração e desânimo, principalmente quando se está chegando ao limite da idade reprodutiva. Mas a boa notícia é que graças às técnicas de reprodução assistida, você pode formar a sua própria família no tempo que bem desejar.

Nós, da Clínica Fertilidade, pertencente ao Instituto Amato, estamos há quase 40 anos tratando da saúde da mulher. Oferecemos uma grande variedade de tratamentos de infertilidade, como FIV (Fertilização In Vitro), IIU (Inseminação Intrauterina), Inseminação Artificial, Coito Programado, Congelamento e Doação de Óvulos entre muitos outros. Para assegurar a sua saúde e o seu bem-estar, contamos com centro cirúrgico próprio e laboratório externo.

Além das soluções em reprodução humana, atuamos também como clínica multiespecialidades. Possuímos uma equipe de especialistas em diferentes áreas para garantir um tratamento assertivo, humanizado e individualizado às nossas clientes. Nesse sentido, também oferecemos ginecologia, obstetrícia, mastologia e também fazemos colocação de DIU, ultrassonografias, exame Papanicolau e muitos outros procedimentos.

Cuide da sua saúde e realize o sonho da maternidade com uma equipe multidisciplinar que há quase 40 anos se preocupa com o seu bem-estar e ajuda a criar famílias por meio dos melhores tratamentos para a mulher moderna. Entre em contato conosco e marque a sua consulta

 

O post O que pode alterar o resultado do teste de gravidez? apareceu primeiro em Fertilidade.org.

Categories: Medical

Pode fazer teste de gravidez qualquer hora do dia?

Tue, 03/08/2022 - 07:03

Se você está suspeitando que está grávida, fazer um teste de gravidez pode ser um excelente caminho para acabar com essa dúvida. Mas, qual é o melhor momento do dia para realizar o teste? E qual é o melhor, o teste de gravidez de farmácia ou de sangue?

Sabendo que esse momento envolve muita ansiedade, mas também muitas dúvidas, nós, do Fertilidade.org, reunimos em um único artigo tudo o que você precisa saber sobre testes de gravidez. Continue a leitura e descubra quais testes podem ser feitos, como funcionam e qual é a melhor hora do dia para realizá-los para obter um resultado confiável.

Qual é o melhor momento para fazer um teste de gravidez?

Para garantir um resultado confiável, o ideal é que os testes de gravidez sejam realizados após o atraso menstrual. Isso porque nesse período, já existe uma boa concentração do hormônio HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) no organismo da mulher. Sendo assim, a possibilidade de um resultado falso-negativo diminui consideravelmente.

Como funciona um teste de gravidez?

Uma suspeita de gestação pode ser confirmada ou descartada com a realização de dois exames, o Beta HCG (de sangue) ou o teste de farmácia (de urina). Ambos detectam a presença do hormônio HCG no organismo da mulher, um hormônio que é produzido pela placenta a partir do 10º dia após a fecundação do óvulo. Ou seja, o hormônio só é encontrado em mulheres grávidas.

No caso do teste de farmácia, a tira ou a caneta deve ser colocada em contato com a urina. Passados alguns minutos, uma tira (ou risca, conforme preferir) fica ativa, para indicar que o exame está funcionando. Caso seja detectado o hormônio na urina, outra tira fica ativa, indicando um resultado positivo. Na ausência do hormônio, o teste termina apenas com uma tira ativa. O teste de gravidez de farmácia é barato, pode ser comprado sem receita e é muito simples de ser realizado.

Já no teste de sangue, mais conhecido como Beta HCG, é feita a coleta de sangue da mulher com suspeita de gravidez. Assim como o exame de urina, ele detecta a presença da substância Gonadotrofina Coriônica Humana no organismo da mulher, mas neste caso, no sangue. O teste é acessível sob o ponto de vista financeiro, é feito em quase todos os laboratórios e dispensa pedido médico. E dependendo do laboratório, o resultado sai no  mesmo dia.

Pode fazer teste de gravidez qualquer hora do dia?

Depende do teste. O teste de gravidez de farmácia é menos sensível do que o de sangue. Portanto, para que produza um resultado confiável, o indicado é realizá-lo com a primeira urina da manhã, já que esta possui maior concentração do hormônio HCG (caso este esteja presente no organismo).

Já o Beta HCG (laboratorial) consegue detectar uma quantidade menor de hormônio no sangue. Por isso, é mais útil, confiável e pode ser realizado a qualquer hora do dia. Além disso, ele pode ser do tipo quantitativo ou qualitativo, a saber:

  • Quantitativo: indica os níveis de hormônio HCG presente no sangue, sendo possível descobrir o tempo de gravidez;
  • Qualitativo: indica apenas a presença (ou não) do hormônio HCG no sangue, resultando em positivo ou negativo.
Precisão dos dois testes de gravidez

Na prática os dois testes são confiáveis, desde que sejam realizados corretamente. Os de farmácia, por exemplo, são encontrados em marcas diversas e cada fabricante possui sua própria recomendação. 

Caso opte pelo teste de farmácia, antes de realizá-lo leia atentamente a bula que acompanha o dispositivo. Geralmente os fabricantes atribuem aos testes de farmácia de 90% a 99% de eficácia, desde que sejam realizados após o primeiro dia de atraso menstrual.

Por outro lado, o teste BHCG (de sangue) oferece cerca de 99% de eficácia e pode ser realizado mesmo antes do atraso menstrual. Apesar disso, a recomendação é esperar a menstruação atrasar para realizar o teste.

Teste de gravidez pode dar falso-positivo?

Por mais que esse seja um resultado frustrante, sim. Isso acontece porque algumas condições de saúde podem estimular a produção do hormônio no organismo, mesmo que você não esteja grávida. 

E falso-negativo?

Também é um diagnóstico possível. Só que geralmente ele acontece porque o teste é realizado precocemente, ou seja, antes do atraso menstrual. Testes de farmácia realizados com a urina coletada ao longo do dia (sem ser a primeira urina da manhã) também podem produzir resultados equivocados, já que a concentração do hormônio HCG é menor.

Sintomas de gravidez

Embora fazer um teste de gravidez ajude a acabar com as dúvidas, alguns sintomas também indicam uma possível gestação. São eles:

 

  • Vontade de urinar com frequência;
  • Enjoos;
  • Cansaço e indisposição;
  • Sono em excesso;
  • Azia;
  • Seios aumentados de tamanho e sensíveis;
  • Aumento do apetite;
  • Alterações de humor.
O que fazer após inúmeros testes de gravidez negativos?

Sucessivos resultados negativos podem indicar problemas de saúde ou de fertilidade, caso em que um médico (ginecologista ou obstetra) deve ser consultado. Caso tenha alguma condição de saúde, ele irá te encaminhar para um especialista para realizar o tratamento adequado. Caso ele suspeite de infertilidade, ele irá te encaminhar para uma clínica especializada, como a Fertilidade.org.

Somos uma clínica de reprodução humana e fertilidade pertencente ao Instituto Amato e há mais de 37 anos ajudamos casais a formarem sua própria família. Entre os muitos tratamentos que oferecemos, destacam-se o FIV (Fertilização In Vitro), IIU (Inseminação Intrauterina), congelamento de óvulos, doação de óvulos, coito programado, entre muitos outros procedimentos. 

Além das técnicas de reprodução assistida, oferecemos também diversas especialidades e exames para a saúde da mulher, como exame Papanicolau, colocação de DIU, ultrassonografia ginecológica e obstétrica, pesquisa do vírus HPV e muitos outros. Nossa equipe atua no Instituto Amato, no Hospital Albert Einstein, no Hospital Sírio-Libanês, no Hospital São Luiz Itaim e em outras instituições de saúde renomadas.

Quer realizar o sonho da maternidade, mas não sabe por onde começar? Marque uma consulta com a nossa equipe e tenha acesso aos mais modernos tratamentos de fertilidade que existem. Priorizamos um atendimento qualificado, humanizado e focado na resolução do seu problema. Agende já a sua consulta.

 

O post Pode fazer teste de gravidez qualquer hora do dia? apareceu primeiro em Fertilidade.org.

Categories: Medical

Teste de gravidez de farmácia: quando fazer?

Fri, 03/04/2022 - 11:34

Se você está tentando realizar o sonho da maternidade, bem sabe o quanto um atraso na menstruação pode gerar uma grande ansiedade. A boa notícia é que o teste de gravidez de farmácia pode acabar com a sua dúvida em apenas alguns minutos. Prático e acessível, ele pode ser comprado sem prescrição médica e ser realizado em casa sem nenhuma dificuldade. 

Mas, com quantos dias de gravidez o teste de farmácia dá positivo? O dispositivo é confiável? Como funciona? Como fazer o teste? No artigo a seguir você vai encontrar a resposta para essas e muitas outras perguntas. Vale a pena ler até o final!

Como funciona o teste de gravidez de farmácia?

O teste de gravidez de farmácia é um dispositivo que detecta a presença do hormônio HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) na urina da mulher. Vale a pena destacar que esse hormônio é produzido pela placenta e portanto, só se faz presente quando a mulher está grávida.

O teste de farmácia pode ser encontrado em marcas e formatos diferentes. Independentemente do formato, o dispositivo possui duas tiras, uma que indica que o teste está funcionando e outra, que só é ativada quando os anticorpos presentes na fita encontram o hormônio HCG na urina.

Como fazer

Alguns testes de gravidez acompanham um coletor de urina, enquanto outros possuem uma ponta que é colocada em contato direto com o jato, ou seja, dispensam o uso do potinho. 

Para obter um resultado mais confiável, recomenda-se aguardar o atraso menstrual e fazer o teste de gravidez com a primeira urina da manhã. Isso porque em ambos os casos a concentração do hormônio é maior, o que diminui consideravelmente as chances de um resultado falso.

Cada fabricante possui suas recomendações para a realização do teste, por isso, é muito importante ler a bula do dispositivo antes de fazer o exame. Mas, geralmente os testes apresentam seus resultados após 3 minutos. E por mais que isso pareça uma eternidade para você, é preciso esperar pacientemente o tempo indicado nas instruções do seu teste!

Com quanto tempo dá para saber se a mulher está grávida?

De acordo com especialistas, é possível identificar uma gravidez a partir do 10º dia de fecundação do óvulo, já que é a partir dessa data que o hormônio HCG começa a ser produzido. Apesar disso, o indicado é fazer o teste de gravidez de farmácia após o atraso da menstruação, pois ele é menos sensível para detectar o hormônio.

Teste de gravidez de farmácia é confiável?

Conforme pontuamos anteriormente, o teste de gravidez de farmácia possui anticorpos que reagem em contato com o hormônio HCG presente na urina da mulher. Então sim, o dispositivo é confiável e desde que você siga à risca as recomendações do fabricante, terá grandes chances de obter um resultado 99% seguro.

O falso-negativo e o falso-positivo

Embora confiável, o teste de gravidez de farmácia nem sempre funciona. Mas por que isso acontece? Na verdade, vários motivos podem levar a um resultado falso-positivo ou falso-negativo.

Uma das principais causas para um falso-negativo, por exemplo, é a baixa concentração do hormônio HCG no organismo. Isso pode acontecer caso o teste seja realizado precocemente (antes do atraso menstrual) ou caso a urina utilizada não seja a primeira da manhã. 

Por outro lado, existem patologias que estimulam a produção do hormônio HCG no organismo, mesmo que a mulher não esteja grávida. Nesse caso, o diagnóstico é falso-positivo.

Teste de gravidez com coloração fraca

Na prática, a cor das duas linhas, riscas ou listas só é liberada quando existe a presença do hormônio HCG na urina. Então, mesmo que a segunda linha se apresente mais fraca, é possível que você esteja grávida.

Contudo, você pode tirar essa dúvida repetindo o teste após 3 dias ou realizando o exame de sangue, o Beta HCG. Ele é barato, não requer pedido médico e, dependendo do laboratório, fica pronto no mesmo dia.

Sinais de uma possível gravidez

Ainda em dúvida se está grávida? Alguns sintomas são característicos de gravidez e podem indicar que tem um bebê a caminho. Entre os mais comuns destacam-se:

  • Cansaço e indisposição física;
  • Alterações de humor;
  • Sensibilidade e aumento dos seios;
  • Cólica abdominal leve;
  • Enjoos, principalmente na parte da manhã;
  • Pequeno sangramento vaginal;
  • Azia;
  • Olfato e paladar mais apurado;
  • Vontade de fazer xixi com frequência.

Cabe ressaltar que nem sempre uma gestação vem acompanhada de sintomas. E ainda que eles apareçam, não significa que você esteja de fato grávida. Até mesmo porque o fator psicológico e a ansiedade também podem desencadear essa explosão de sensações. Nesse contexto, um teste de gravidez de farmácia e a consulta com um ginecologista ou obstetra podem ser bem úteis para confirmar ou não a gravidez e assegurar a sua saúde.  

 

O que fazer após inúmeros resultados negativos? A reprodução assistida pode ser a solução

De fato, um resultado negativo pode ser muito frustrante, principalmente se você está tentando engravidar. Mas a boa notícia é que você não precisa perder as esperanças, mesmo que o seu relógio biológico da reprodução esteja no limite. Com os tratamentos de reprodução humana da atualidade você pode formar a sua família, seja qual for a sua idade.

Na Fertilidade.org, a clínica de reprodução assistida do Instituto Amato, você tem acesso aos melhores tratamentos de infertilidade possíveis, como Fertilização In Vitro (FIV), Inseminação Intra-uterina (IIU), Congelamento de Óvulos, Inseminação Artificial entre muitos outros. Todas as técnicas são indicadas e conduzidas por profissionais altamente especializados, para que você consiga realizar o sonho da maternidade.

Muito mais que uma clínica de reprodução humana, a Fertilidade.org é uma empresa que há mais de 37 anos cuida da saúde da mulher. Além dos tratamentos para infertilidade, realizamos também consultas médicas, exames de ultrassonografia ginecológica e obstétrica, exames de Papanicolau, colocação de DIU entre outros procedimentos minimamente invasivos. 

Quer saber mais sobre a equipe Fertilidade.org e tudo o que ela pode fazer pela sua saúde e bem-estar? Então acesse o nosso site, conheça os nossos tratamentos e marque a sua consulta.

 

O post Teste de gravidez de farmácia: quando fazer? apareceu primeiro em Fertilidade.org.

Categories: Medical

Fertilidade: o que significa estar ovulando?

Thu, 03/03/2022 - 07:14

Ovulação e fertilidade são palavras que fazem parte do cotidiano da maioria das mulheres adultas, principalmente daquelas que têm dificuldades para engravidar. Mas, apesar de os dois conceitos fazerem parte do ciclo menstrual feminino, eles ainda geram muitas dúvidas. Afinal, o que significa estar ovulando? Será que é a mesma coisa que período fértil? Os dois conceitos resultam em uma gravidez? Acompanhe o artigo a seguir e esclareça de uma vez por todas essas dúvidas!

O processo de ovulação

Afinal, o que significa estar ovulando? Compreender o que essa fase significa de fato pode melhorar a sua saúde, proporcionar o autoconhecimento e até mesmo resultar em uma gestação. 

Em linhas gerais, a ovulação é uma fase do ciclo menstrual. Ela consiste na liberação de um óvulo de dentro do folículo ovariano para as trompas uterinas, também conhecidas como trompas de Falópio. Por se tratar da liberação de uma célula reprodutora feminina, caso aconteça uma relação sexual sem preservativo durante esse período, pode acontecer uma gravidez.

Essa liberação do óvulo pelo ovário acontece uma vez por mês e marca o período fértil feminino, já que ele pode culminar com a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, a célula reprodutora masculina. Caso isso aconteça, o óvulo fecundado caminha até o útero e dá início à gestação. Todavia, caso isso não aconteça, o óvulo morre e é expelido do corpo junto com a menstruação.

O papel dos hormônios na ovulação

Diante do que já foi exposto até aqui, provavelmente você já deve ter compreendido que estar ovulando significa poder realizar o sonho da maternidade caso haja uma relação sexual sem proteção. Mas, para que esse sonho se torne realidade, há ainda a contribuição de dois hormônios importantes, o FSH e o LH. Ambos são produzidos pela glândula hipófise, localizada no cérebro e atuam no desenvolvimento folicular e na ovulação.

O Hormônio Folículo Estimulante (FSH) estimula o desenvolvimento do óvulo dentro do folículo, enquanto o LH (Hormônio Luteinizante) promove a maturação e a liberação do óvulo para as trompas de Falópio. Por isso, alterações nos níveis desses dois hormônios podem causar infertilidade feminina.  

Ovulação: quando acontece?

O período da ovulação varia de mulher para mulher, mas geralmente acontece de 12 a 15 dias antes do próximo ciclo menstrual. Contudo, dependendo dos fatores ambientais, emocionais ou da alimentação, pode ser que não aconteça em um determinado mês. Puérperas, lactantes e mulheres na fase de pré-menopausa também podem não ovular com regularidade.

Estar ovulando ou não: por que saber isso é tão importante?

Conforme você pode perceber, não ovular regularmente não significa necessariamente um problema de saúde, já que vários fatores podem interferir na ovulação. Contudo, a ausência de ovulação (anovulação) também pode significar SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos), disfunções hormonais, problemas na glândula tireoide entre outras condições de saúde.

Ter certeza de estar ovulando ou não também é importante para quem deseja engravidar. Conforme pontuamos anteriormente, é a liberação da célula reprodutora feminina que aproxima as mulheres do sonho da maternidade. Se esse é o seu caso, é preciso estar atenta ao processo e fazer uso dos recursos existentes para se certificar que a ovulação está acontecendo.

Felizmente, vários exames clínicos e laboratoriais ajudam você a descobrir se está ovulando ou não. Entre os mais indicados, destacam-se o exame de sangue, de urina, ultrassonografia transvaginal e o gráfico da temperatura basal. Todavia, alguns sinais físicos são bons indícios de que você está ovulando:

  • Aumento da libido;
  • Pequeno sangramento vaginal;
  • Secreção vaginal de cor clara e consistência pegajosa (semelhante à clara do ovo);
  • Alterações de humor;
  • Aumento do apetite;
  • Seios mais sensíveis;
  • Cólicas;
  • Aumento da temperatura corporal basal.
Duração da fertilidade feminina

É sabido que as mulheres já nascem com uma determinada quantidade de óvulos nos ovários, em média 2 milhões de gametas femininos. Mas é claro que nem todos serão liberados, já que o envelhecimento natural, hábitos de vida entre outros fatores diminuem drasticamente a quantidade da reserva produtiva. 

Só para você ter uma ideia, desse total, apenas 400 ou 500 óvulos chegam à fase madura e são liberados em um intervalo de 23 – 28 dias, mais ou menos. Isso resulta em um limite de fertilidade de aproximadamente 45 anos. Todavia, as chances de uma mulher com 45 anos engravidar são muito pequenas. Isso porque com o passar dos anos, não somente a quantidade dos óvulos é afetada, mas também a qualidade dessas células. É justamente por isso que nós, da Clínica Fertilidade, recomendamos que a tentativa se dê naturalmente até os 35-40 anos de idade.

Reprodução assistida: uma alternativa para quem deseja adiar a gravidez

Mas será que existe uma solução para quem deseja adiar o sonho da maternidade? Muitas mulheres decidem primeiramente alcançar a estabilidade financeira antes de ter um filho ou apenas encontram o(a) parceiro(a) ideal após os 40 anos e não há mal nenhum nisso. Graças às técnicas de reprodução assistida, é possível adiar a maternidade para um momento mais oportuno. Confira a seguir as mais utilizadas atualmente:

  • FIV (Fertilização In Vitro): método em que é feita a coleta dos óvulos maduros e dos espermatozoides para que seja realizada a fecundação em tubos de vidro, no laboratório. Após a fecundação, os embriões são selecionados e transferidos para o útero da mulher;
  • Inseminação Intra Uterina (IIU): técnica que consiste na introdução de espermatozoides capacitados dentro do útero da mulher no período da ovulação;
  • Congelamento de óvulos: também conhecida como criopreservação, a técnica consiste em congelar os óvulos em nitrogênio líquido em temperaturas extremamente baixas. Dessa forma, preserva-se a integridade das células reprodutoras por muitos anos;
  • Doação de óvulos: método indicado para mulheres que não produzem seus próprios óvulos ou quando os que produzem são de baixa qualidade. Nesse caso, é feita a FIV com óvulos de outra mulher, que são fecundados com os espermatozoides do marido da paciente.

Com este artigo você aprendeu que estar ovulando é importante para gerar uma vida, não é mesmo? Mas também aprendeu que com as técnicas de reprodução assistida, mesmo que você já tenha atingido o seu limite de fertilidade é possível formar uma família saudável e feliz. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato com a Fertilidade.org. Somos uma clínica de reprodução humana atuante há mais de 34 anos no ramo da fertilidade. Possuímos uma equipe formada por especialistas de diferentes áreas para transformar o seu sonho de ser mãe em realidade. Agende já a sua consulta.

 

O post Fertilidade: o que significa estar ovulando? apareceu primeiro em Fertilidade.org.

Categories: Medical